Amélia Rodrigues - BA, 21 de Julho de 2018

09/05/2018, 08:19h

Prefeitura realiza atividades nas escolas em alusão ao 18 de Maio

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ação social, deu início às ações que farão parte das atividades em alusão ao 18 de maio, DIA NACIONAL CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Na manhã de terça-feira (08), foi realizado um Cine Debate seguido por uma roda de conversa, com alunos e professores, no Colégio Estadual Maria Teófila.

Presente no encontro, a Secretária de Assistência Social, Adriana Pires, ressaltou que o objetivo das ações é envolver e sensibilizar toda a sociedade por meio da prevenção e conscientização das famílias para denúncia dos infratores.

Já nesta quarta-feira (09), aconteceu uma palestra educativa com os alunos do Centro Educacional Dr Aloysio de Castro. As próximas atividades serão nos dias 11, 16 e 18 de Maio.

Lucivânia de Oliveira (Coordenadora da Criança e Adolescentes), Auristela Leal (Assistente Social), Suely Almeida (Psicóloga), Maria do Rosário (Coordenadora do Creas),Márcio Costa, Cirlene Nascimento e Ana Paula Ramos (Educadores Sociais), Lídia Carvalho e Luana (Estagiárias), além da equipe do Nasf (Núcleos de Apoio à Saúde da Família), participaram das atividades.

Dia Nacional de Enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes

O motivo da data 18 de maio se deu porque no ano de 1973, em Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de oito anos de idade, que foi raptada, violentada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

Disque denúncia
O Disque 100 funciona diariamente de 8h as 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

Em caso de violação dos Direitos das Crianças e Adolescentes disque 100, ou entre em contato com o Conselho Tutelar, CRAS ou CREAS do Município.

Prefeitura realiza atividades nas escolas em alusão ao 18 de Maio