Amélia Rodrigues - BA, 21 de Novembro de 2018

04/09/2018, 11:07h

Prefeitura realiza 1° Fórum Comunitário sobre Selo Unicef

Com intuito de buscar novas políticas e melhorias voltadas para a infância e adolescência, a Prefeitura municipal, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde, e a Comissão Municipal Pró-Selo Unicef realizou o I Fórum Comunitário do Selo Unicef (edição 2017-2020), no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues/BA.

Estiveram presentes os alunos das Escolas Walter Falcão, Creuza Arão e Colégio Municipal Governador Luiz Viana Filho. Fizeram apresentação cultural de abertura do SELO UNICEF, o coral de alunos da Escola Municipal Creuza Arão, Companhia de Dança e o grupo Makana da Associação Viver com Arte.

O Selo UNICEF é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir com a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes do Semiárido e da Amazônia brasileira. Para isso, busca fortalecer a gestão municipal e qualificar as políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência nos municípios participantes, garantindo a mobilização social e a participação dos adolescentes.

Como parte das atividades do Selo Unicef, a realização do 1º Fórum é obrigatório para a continuidade do município no programa. O Fórum Comunitário é um momento de tomada de decisão coletiva e acompanhamento das ações e indicadores do Selo e espaço de encontro, disseminação de informações e diálogo sobre as políticas públicas municipais. É nele que a comunidade analisa a situação das crianças e adolescentes, planeja e sugere ações, monitora e avalia o impacto das políticas sociais voltadas à infância e à adolescência. Além de importante espaço de participação social, informou a Articuladora do Selo Unicef no município Lucivania Nogueira.

"O Fórum Comunitário é uma potente ferramenta de aprendizagem para a população sobre seus direitos e papel de cidadãos – e, nesse sentido, a experiência prática de participação e decisão sobre as prioridades públicas do município vivenciada nos Fóruns é fundamental, pois objetiva analisar as condições de vida da infância e da adolescência e identificação das políticas públicas e oferta de serviços; planejar ações para garantia dos direitos de crianças e adolescentes e pela redução das desigualdades e monitorar, avaliar de forma participativa, os resultados de ações, projetos, programas e políticas públicas para meninas e meninos de até 18 anos incompletos", informou a Secretária de Desenvolvimento Adriana Pires.

A presidente do CMDCA falou sobre o evento. “O Fórum é um momento de construção e fortalecimento dos eixos que contribuirão para a melhoria das políticas públicas voltadas aos direitos das crianças e dos adolescentes, a partir dele traçaremos em conjunto ações a serem trabalhadas nos próximos dois anos em cima dos indicadores apresentados, vamos continuar trabalhando para melhorar os indicadores e assim garantir ainda mais os direitos das nossas crianças e adolescentes. O município está no caminho certo na busca pela certificação do selo Unicef”, concluiu Maria Romilda.

Prefeitura realiza 1° Fórum Comunitário sobre Selo Unicef