Amélia Rodrigues - BA, 21 de Novembro de 2018

25/09/2018, 07:46h

Prefeitura realiza instalação de Papa Pilhas nas escolas públicas do município

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com o objetivo de promover o descarte ambientalmente correto de produtos eletrônicos, realizou a instalação de papa-pilhas em escolas municipais.

“São pequenas ações que fazem a diferença para as gerações futuras. Temos como fazer o descarte correto e já não é justificativa fazer errado”, afirmou o prefeito Paulo Falcão.

Pilhas ou baterias são usadas em aparelhos como rádios portáteis, telefones celulares, computadores laptops, controles remotos de TV e outros aparelhos eletroeletrônicos.

Devido ao seu pequeno tamanho, parecem inofensivas, mas representam um grave problema ambiental. No Brasil, cerca de 800 milhões de pilhas são produzidas por ano, a maioria delas (80%) são constituídas de zinco, carbono e os outros 20% de pilhas alcalinas. Nos dois tipos de pilhas há presença de mercúrio (0,025%-1%).

A modernização das pilhas agravou ainda mais o problema, elas ficaram mais compactas, ou seja, estão ainda menores, mais potentes e ao mesmo tempo mais contaminantes. Exemplos: botão de mercúrio, pilhas de níquel-cádmio, pequenas baterias de chumbo (SLA).

O mercúrio, o chumbo e o cádmio são metais altamente tóxicos, afeta o sistema nervoso central, os rins, o fígado, os pulmões, o cádmio é carcinogênico e o mercúrio também provocam mutações genéticas. O fator agravante é que estes elementos químicos são bioacumulativos, podem ficar retidos no ambiente durante milhares de anos.

A partir do mês de outubro, serão instalados Papa Pilhas em todos os órgãos públicos e comércio em geral.

Prefeitura realiza instalação de Papa Pilhas nas escolas públicas do município