Amélia Rodrigues - BA, 19 de Abril de 2021

02/02/2021, 10:17h

Lançamento de campanha de mamografias em Amélia Rodrigues reúne dezenas de mulheres

Primeiro dia de atendimento pelo Programa de Rastreamento do Câncer de Mama em Amélia Rodrigues

Dezenas de amelienses já foram atendidas no primeiro dia da ação de Rastreamento do Câncer de Mama em Amélia Rodrigues. Nesta segunda-feira (1), mulheres com idades entre 50 e 69 anos, faixas etárias consideradas de risco para doença ou com histórico na família (mulheres com 40 a 49 anos) puderam realizar o exame de mamografia. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) é uma parceria com Secretaria da Saúde do Estado (SESAB).

O caminhão, equipado com dois mamógrafos, está estacionado na área externa do Colégio Maria Teófila. Diariamente, são realizadas 140 mamografias (70 pela manhã e 70 à tarde), totalizando 1.680 atendimentos até o dia 13 de fevereiro, último dia do evento no município.

A tecnóloga em radiologia, Andrea Barbarino, considera a ação essencial e a intitula como “Aperto do Bem”, pois é um exame que causa um leve incômodo, realizado em poucos minutos, mas vale muito a pena. “Cuide-se, a vida é curta!”, alerta Rosymary Torres, também tecnóloga em radiologia e integrante da equipe.

Devido à pandemia do novo Coronavírus, os atendimento acontecer por agendamento prévio realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde e as Unidades de Referência.

Para a ameliense Mara Ferreira de Freitas, 59 anos, residente do bairro Ora Bolas, e que possui histórico da doença na família, a prevenção é o melhor caminho. “Já fiz o exame várias vezes, mesmo com receio do resultado não deixo de realizar'', pondera. Juciara da Silva Machado, 47, acrescenta: “Mulheres, se cuidem enquanto é cedo… realizem exames para evitar também outros tipos de doenças”, finaliza.

Ainda pela manhã profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) bateu um papo com as mulheres sobre a importância delas fazerem o autoexame e as ensinou a fazer. Conversou sobre a atual situação da Pandemia do Covid-19 e de todas as formas de controle contra a disseminação do vírus.

Muitas mulheres possuem receio de fazer o exame pensando que trata-se de uma dor insuportável, porém detectar o câncer de mama no início é uma chance de vencer a doença. “É a minha primeira vez que faço o exame, é necessário este autocuidado, e vejo a importância da descoberta do problema logo no início para que as chances de cura sejam maiores”, afirma Jocelia de Carvalho Belmon, 41, uma das amelienses atendidas.

Na oportunidade o prefeito, João Bahia, falou sobre a importância da chegada do Caminhão da Mamografia para o município. Alertou para a necessidade do exame para a saúde da mulheres, tendo em vista que a prevenção e este diagnóstico é essencial para detectar e controle da doença. “Espero que todas as mulheres possam comparecer com todo cuidado recomendado e que não deixem de fazer o procedimento”, aconselha.

Também estiveram presentes no lançamento da ação, o vice-prefeito Jersonito Góes, o secretário Theonis Lins e profissionais da saúde, além da comunidade ameliense.

O Rastreamento de Câncer de Mama, bem como todas as ações que envolve o atendimento público em Amélia Rodrigues segue os rígidos protocolos de segurança, estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades mundiais em saúde, como distanciamento entre as cadeiras, utilização de máscaras e álcool 70%, higienização do ambiente, entre outros.

SERVIÇO:
O que? Rastreamento de Câncer de Mama
Quando? De 1º a 13 de fevereiro, das 7h às 18h
Onde? Escola Maria Teófila
Quem? Amelienses de 40 a 69 anos (já agendadas)
Por quê? Exames de mamografia
Como? Por agendamento