Amélia Rodrigues - BA, 12 de Junho de 2021

21/05/2021, 09:56h

Comunidade educacional participa de “Diálogo Formativo” durante a Jornada Pedagógica 2021 em Amélia

Uma programação com temáticas que enriquecem o trabalho em sala de aula, facilita a aprendizagem do aluno e amplia o conhecimento. Assim tem sido a Jornada Pedagógica 2021 em Amélia Rodrigues, que ganha destaque por ser um momento, para reflexões, discussões e ações pedagógicas, tanto para aulas presenciais como aulas online. O evento contou com uma programação totalmente voltada para a comunidade educacional, que entre os dias 17 e 20 de maio mergulharam em conhecimento com profissionais capacitados e dispostos a compartilhar saberes. De acordo com a secretária de Educação, Gilmara Belmon, “a Jornada Pedagógica do ano letivo de 2021 tem como principal objetivo convidar toda a comunidade escolar a pensar a Educação como um processo, provocando um novo olhar, onde esta seja vista como um movimento constante diante de tantos desafios.”. Durante a semana, foram realizados os diálogos formativos com temáticas relevantes. As discussões iniciaram na segunda-feira (17), com a Psicóloga Mas. Katia Susi que abordou o tema “Os trabalhadores em educação e o olhar na busca do reconhecimento pessoal e profissional”. Na terça (18), foi a vez da Profa. Ms. Luciana Nascimento dos Santos (UNEB), explanar sobre a “Educação Libertadora – reinventar práticas pedagógicas, semear a esperança”, e a Profa. Esp. Márcia Costa explicar sobre “Atividades Pedagógicas não presenciais e a aprendizagem das crianças”. Na quarta-feira (19), os professores do Ensino Fundamental Anos Finais por area do conhecimento puderam compreender os desafios e possibilidade das atividades pedagógicas não presencias com a equipe de Linguagens - Profª Ms. Débora Santana, Matemática - Prof.ª Mestranda Faria a Lacerda, Ciências da Natureza - Prof.ª Ms. Tanara Freitas, Ciências Humanas - Profª Esp. Alessandra Oliveira. Foram dias de diálogos esperançosos e repletos de práticas educativas, a finalização da semana ficou por conta do Prof. Doutorando Alexandre Correia, que trouxe a temática: Acompanhamento e monitoramento do fazer pedagógico e da Profª M. Elizabete Bastos, compartilhando “Atividades Pedagógicas não presenciais: desafios e possibilidades”. O evento tem seguido todas as recomendações de segurança contra a Covid-19, e as formações são transmitidas pelo canal do Youtube/Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues e Google Meet. O encerramento acontece nesta sexta-feira (21), com programação de drive-thru com horário específico para cada escola.