Amélia Rodrigues - BA, 23 de Outubro de 2021

02/09/2021, 11:35h

Projeto Sexualidade e Seu Despertar é realizado em Amélia Rodrigues

O CREAS Maria Lolita Barreto finalizou projeto “Sexualidade e seu despertar”. O projeto teve como objetivo orientar e acompanhar crianças e adolescentes durante um período de cinco semanas para auxiliá-los/las na aprendizagem sobre o tema identidade sexual saudável, oportunizando experiências de prevenção e de promoção de saúde, visto que, segundo Abrapia (1997), a educação sexual também é uma forma de prevenção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Foram momentos de discussões através de dinâmicas, rodas de conversa e vídeos educativos. Respeitando todas as normas do Ministério da Saúde enquanto a prevenção e proteção contra o Covid-19. Como resultados, obtivemos: aprendizado sobe o corpo e seu funcionamento (relacionado à sexualidade); fortalecimento da autoestima; aprendizado sobre identidades de gênero e entendimento sobre limites e privacidade. Uma participante do projeto falou sobre a importância da iniciativa e dos conhecimentos adquiridos. “Foi muito bom participar deste projeto, pena que não deu pra estar em todos. Achei muito interessante e legal, aprendi muitas coisas, principalmente sobre cuidados com o corpo feminino e masculino, importância dos limites e da privacidade, e sobre respeito, em como posso me reaproximar dos meus avós. A psicóloga está me ajudando muito!", (G.J.S. 13 anos)