Amélia Rodrigues - BA, 18 de Dezembro de 2018

01/03/2018, 07:39h

Prefeitos discutem importância da gestão regionalizada dos resíduos sólidos com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur.

O prefeito Paulo Falcão participou de uma reunião, articulada pelo presidente do Consórcio Portal do Sertão e prefeito de Santo Estevão, Rogério Costa, acompanhado pelo secretário executivo, Noel Barbosa, nesta quarta-feira, dia 28, com os prefeitos dos municípios de Anguera, Fernando Bispo, Tanquinho, Luedson Soares, Água Fria, Manoel Alves, Irará, Juscelino Souza, Coração de Maria, Edimario Paim, Terra Nova, Marineide Pereira, Conceição da Feira, Raimundo da Cruz, Antônio Cardoso, Antônio Mário e com a Secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira. O objetivo do encontro foi debater a necessidade de ações integradas para conscientização da população e a regionalização da gestão de resíduos sólidos.

O Presidente do Consórcio, Rogério Costa, agradeceu a oportunidade e a sensibilidade da secretária por entender a situação dos municípios, além de salientar o empenho dos prefeitos na solução dos problemas com o lixo. “Fico feliz por ter todos os prefeitos unidos para questão de resíduos sólidos isso demonstra a importância do tema para o Consórcio Portal do Sertão” destacou, Rogério.

O engenheiro sanitarista e ambiental e coordenador do projeto de Saneamento, Leandro Leal, fez uma explanação dos estudos desenvolvidos no plano de saneamento, mostrando a situação atual dos resíduos sólidos, e a apresentação das soluções para gestão integrada de resíduos sólidos nos municípios consorciados como a implantação de coleta seletiva, centrais de triagem de material reciclado, unidades de compostagem e aterros sanitários compartilhados.

As propostas apresentadas de soluções foram bem recebidas pela secretária e equipe técnica da SEDUR. “Peço, de imediato, que seja agendada com os engenheiros da SEDUR, do Consórcio e com as secretarias de meio ambiente dos municípios uma visita para construir conjuntamente uma proposta para regionalização”. afirmou, Jusmari Oliveira.

Participaram também da reunião, o diretor geral da Agersa, Walter Oliveira Júnior, o vice-prefeito de Terra Nova, Eduardo Valente, os secretários e chefes de gabinetes dos municípios, o presidente da Associação de Catadores de Terra Nova, Dario Conceição, o procurador do município de São Gonçalo dos Campos, Gabriel Soares.