Terça, 07 Fevereiro 2023 19:58

Emoção e debate sobre fortalecimento da educação marcam abertura da Jornada Pedagógica 2023 em Amélia Rodrigues

(0 votos)
A Prefeitura de Amélia Rodrigues, por meio da Secretaria de Educação de Amélia Rodrigues (SEMEAR), realizou nesta terça-feira (07), a abertura da Jornada Pedagógica 2023, que ocorreu no Grupo Escolar José Lázaro Pereira. Neste ano, a Jornada tem como tema: “O papel social da escola e o nosso papel na escola”. Os encontros seguem até esta sexta-feira (10) e mobilizam toda a comunidade escolar. Além dos profissionais da educação, estiveram presentes durante a abertura o prefeito João Bahia (PSD), a Secretaria de Educação, Gilmara Belmon, o vice-prefeito Geo Galego (PSB), representantes da APLB (Associação dos Professores Licenciados do Brasil), a presidente do Conselho Municipal de Educação, a coordenadora geral de educação, entre outras autoridades.  A Jornada tem como objetivo promover reflexões e debates em torno das políticas e propostas pedagógicas para a educação no município. Em seu discurso, o prefeito João Bahia, destacou a importância de fomentar políticas públicas de fortalecimento da educação, valorizando os profissionais e promovendo espaços adequados para o ensino, questões que são prioridades na sua gestão. “Nosso compromisso é com a educação, como eu dizia sempre na campanha, eu como filho de professora tenho a obrigação de contribuir com a educação do nosso município. Fizemos muito em dois anos e ainda tem muita coisa por fazer”, afirmou. O gestor também falou sobre os avanços na educação em 2022 e reiterou o seu compromisso com a educação pública em Amélia. “Eu tenho compromisso com a educação, eu tenho compromisso com toda a cidade, com todas as pastas. O diálogo sempre foi e sempre será a minha forma de governar”, finalizou. A Secretaria de Educação, Gilmara Belmon, destacou a essencialidade de cada profissional que integra a comunidade escolar na efetivação de um modelo educacional voltado para o ensino e aprendizagem de qualidade. “A educação ela não é dada, ela é construída com muitas mãos, e nesse processo, como Nova diz “todo professor é uma pessoa e parte importante dessa pessoa é o professor”, e eu estendo, é professor, merendeira, motorista… nós somos seres humanos. Como disse Paulo Freire, “a educação é feita gente’, então nós somos repletos de defeitos, limitações, mas de muitas qualidades. Quando me perguntam se é fácil ou se é difícil [gerir a educação], eu não me preocupo muito com isso, mas eu me preocupo com a responsabilidade e com a missão que me cabe, que é gestar essa educação que nós queremos”, disse. A abertura da Jornada contou com a palestra magna da professora Graça Gosta, que é natural de Amélia Rodrigues. Durante a palestra, marcada por emoção, ela relembrou a sua trajetória de vida e debateu a importância do fortalecimento da educação. “Sou filha de Amélia Rodrigues e poder retornar a minha cidade e poder compartilhar algumas experiências, a minha história de vida, realmente foi um prazer, me sinto completamente agradecida. Quero colaborar em outros momentos, em outros espaços. Foi muito assertivo o tema escolhido, porque pudemos trazer à tona o nosso papel na escola”, pontuou.